As fontes de energia renováveis são formas de produção de energia provenientes de recursos naturais. Ela precisa estar disponível na natureza, em constante regeneração e em quantidades que não se esgotam.
Existem inúmeras variedades de fontes de energia renováveis, como o sol, ventos, água, geotérmica, biomassa, entre outras.
Segue, portanto, um resumo de cada fonte inesgotável e suas principais características.
Consiste em aproveitar a radiação do sol emitida na Terra. Portanto, não é apenas uma fonte inesgotável de energia, mas também uma fonte muito eficaz. Isso porque há uma imensa quantidade de raios solares emitidos para a Terra diariamente.
Todavia, o principal problema com essa fonte não é a sua disponibilidade inerente, e sim a possibilidade de coletá-la adequadamente para gerar energia.
De resto, sabemos que existem dois tipos de energia solar, a fotovoltaica, onde painéis solares transformam a radiação solar em energia elétrica. E a segunda é a transformação da energia solar em energia térmica, denominada de energia solar heliotérmica.
Essa aqui também está entre as fontes de energia renováveis mais utilizadas. Em suma, ela utiliza a força dos ventos para gerar energia.
Na prática, a energia eólica está se tornando cada vez mais importante dentro das matrizes de energia do Brasil. Pois, além de ser uma fonte de energia limpa ela também possui um baixo impacto ambiental em comparação com outras fontes energéticas.
Resumidamente, as turbinas eólicas usam grandes pás localizadas em regiões onde o movimento das massas de ar é alto e constante. Ademais, durante a maior parte do tempo, o vento gira as hélices, que movimentam as turbinas para acionar geradores.
Apesar de essa fonte de energia renovável ser altamente eficiente e considerada ideal, ela tem algumas limitações. Em suma, ela convive com a dificuldade da inconstância dos ventos ao longo do ano, além de alguns transtornos para armazenar a energia que se obtém.
Dentre as fontes de energia renováveis essa aqui é uma das mais polêmicas. Em resumo, ela funciona utilizando a movimentação das águas de rios e lagos para gerar energia. Em alguns países, é amplamente utilizada em usinas que convertem energia potencial das águas em energia cinética e posteriormente em energia elétrica.
Mas o problema com essa fonte é que ela causa muitos impactos ambientais devido à necessidade de grandes áreas para o represamento da água e interferências em biomas impactando a flora, fauna e comunidade do entorno. Além, de possíveis interferências no fluxo de cursos d’água afetando populações que dependem desse recurso para sua sobrevivência e atividades.
Energia de biomassa
A biomassa representa resíduos de material orgânico. Este material é, portanto, considerado uma das fontes de energia renováveis, pois podemos utilizá-lo para a queima e geração de energia.
Seu valor reside na utilização de resíduos teoricamente descartáveis, como os materiais agrícolas (especialmente o bagaço da cana) e a possibilidade de cultivo. Ademais, podemos utilizar a biomassa para a produção de energia e como biocombustível.
Em suma, existem três variedades de biomassa bastante apreciadas para essa produção: a sólida, líquida e gasosa.
A sólida inclui madeira, restos orgânicos de cultura agrícola, como a cana-de-açucar, palha de soja, etc. A líquida inclui os biocombustíveis, como por exemplo o biodiesel, etanol e outros líquidos derivados da conversão de matéria orgânica por procedimentos químicos ou biológicos.
A gasosa inclui o combustível obtido pela conversão industrial (ou natural) de resíduos orgânicos, como biogás ou metano, coletados em aterros sanitários.
Dentre as fontes de energia renováveis talvez essa seja a mais complexa. A energia geotérmica ocorre ao utilizarmos o calor do interior do planeta Terra como fonte. Na prática, esse calor aparece perto da superfície, convertendo energia térmica em energia elétrica.
Basicamente, uma usina geotérmica captura vapor em determinados pontos da superfície ou injeta água no subsolo aquecido por meio de dutos especialmente projetados para esse fim.
Essa água, ao evaporar, é enviada pelo mesmo tubo para o acionamento de turbinas que alimentam e acionam geradores.
Para reciclar a água, o vapor volta para o mesmo local, onde volta a ficar líquida novamente, reiniciando todo o processo.
No Brasil a energia geotérmica é utilizada como forma de aquecimento de água em alguns parques termais sem a geração de energia, podemos citar como exemplo o município de Caldas Novas (GO) e Poços de Caldas (MG).
O principal transtorno resultante dessa técnica, além da possibilidade de contaminação química parcial do solo e água por fluidos geotérmicos, é a poluição ambiental devido à emissão de poluentes atmosféricos. Soma-se a isso os altos custos de implantação, manutenção e locais específicos no mundo para geração dessa fonte de energia renovável.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
Então, gostou do post de hoje sobre fontes de energia renováveis? Se tiver alguma dúvida, sugestão, deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. E aproveite ainda para ler outros artigos do nosso blog. Até a próxima!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!