A contaminação é um problema ambiental significativo que pode afetar a saúde humana, a biodiversidade e a qualidade dos recursos naturais. Neste contexto, o laudo de contaminação do solo é um relatório técnico que avalia se há substâncias químicas de interesse acima dos valores permitidos pelos órgãos ambientais.
Mas, para elaborá-lo, é imperiosa a contratação de uma empresa ambiental especializada, que realiza diversas análises, coletando amostras do solo em perfurações em locais estratégicos do empreendimento.
Confira no post de hoje os principais aspectos relacionados a esse laudo, a sua importância, processos de elaboração e as normas que regem a sua execução. Boa leitura.
É um relatório técnico que descreve a condição específica de contaminação do solo. Tal relatório deve ser diagnóstico, conclusivo e oferecer sugestões.
Pode incluir métodos de investigação estabelecidos pela CETESB em São Paulo, conforme o gerenciamento de áreas contaminadas estabelecidos em seu manual e pela Decisão de Diretoria DD nº 038/2017, ou seguir procedimentos estabelecidos em outros estados. Em áreas onde não há normas específicas, utiliza-se a metodologia da Resolução CONAMA 420/2009.
O objetivo principal do laudo de contaminação do solo é dar uma análise técnica detalhada das condições de uma área específica.
Ele mostra se o solo está ou não contaminado e em qual nível, identifica as substâncias presentes, avalia os riscos para o ambiente e para a saúde humana, e dá sugestões para recuperar ou remediar os impactos ambientais causados pela contaminação.
O laudo é empregue em diversos setores e situações onde há suspeita, potencial ou necessidade de avaliar a contaminação ambiental.
Isso inclui áreas industriais que podem ter liberado substâncias nocivas, locais que foram usados para atividades agrícolas intensivas com agrotóxicos, postos de combustível, financiamentos bancários, antigas áreas de descarte de resíduos industriais ou urbanos, e até mesmo em onde houve mudança de uso do solo para novos empreendimentos, como construção de residências ou campos comerciais.
Para realizar um laudo de contaminação do solo deve-se seguir alguns passos importantes:
A Avaliação Preliminar é a primeira etapa no gerenciamento de áreas contaminadas, conforme a Decisão de Diretoria 038/2017 da CETESB.
Seus principais objetivos são identificar potenciais fontes de contaminação, classificar áreas afetadas, levantar histórico de uso do local, avaliar a área suspeita de contaminação e a qualidade do solo, caracterizar do uso e ocupação do solo presente e passado e determinar as próximas etapas mandatórias para investigação ambiental (se necessário).
Na conclusão do relatório de Avaliação Preliminar, é elaborado o Plano de Investigação Confirmatória, que servirá como base para iniciar a Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental.
Aqui, envolve a coleta de amostras de solo, vapores do solo, água superficial e subterrânea para identificar a presença e nível de passivos ambientais. Também abarca atividades como georreferenciamento, análises das matrizes ambientais, sondagens e instalação de poços de monitoramento de água subterrânea.
As análises compiladas geram um relatório que confirma ou nega a presença de substâncias nocivas. Caso detectada a contaminação, a área avança para Investigação Detalhada, Avaliação de Riscos e Plano de Intervenção e Remediação, visando mitigar os impactos ambientais e proteger a saúde pública e ambiental.
Como vimos, o laudo de contaminação do solo garante que terrenos sejam usados de forma segura e sustentável. Ele dá as informações necessárias para planejar a remediação do solo, o desenvolvimento urbano e a gestão ambiental.
No entanto, fazer um laudo corretamente exige um processo bem organizado e baseado em evidências, que inclui seguindo todas as etapas estabelecidas pelo órgão ambiental competente como a avaliação preliminar e a investigação confirmatória – o que pode ser bastante complicado, então vale a pena consultar uma empresa de consultoria ambiental para ajudar.
Afinal, esta empresa é formada por profissionais qualificados, que sabem onde procurar por sinais de contaminação e como interpretar os resultados. Além disso, usam tecnologias e ferramentas avançadas para garantir análises eficazes.
Então, precisa de ajuda? Clique aqui, e entre em contato com a nossa equipe de consultores ambientais.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!