As atividades econômicas que impactam o meio ambiente estão sujeitas ao controle do poder público, e o licenciamento ambiental se destaca como um dos principais instrumentos para esse fim.
No entanto, a busca pela conformidade ambiental não se restringe apenas aos órgãos governamentais; a pressão também provém da população em geral, especialmente dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes dos riscos da degradação do ecossistema.
Confira no post de hoje, o que é o licenciamento de empresas e por que regularizar. Boa leitura.
Licenciamento ambiental: Municipal (Prefeituras) ou Estadual (CETESB)
O processo de licenciamento ambiental constitui a autorização concedida pelo Poder Público a uma empresa ou instituição para realizar atividades que envolvam o uso de recursos ambientais e possam ser consideradas potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente.
De acordo com a Resolução Nº 237 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a licença ambiental estipula “condições, restrições e medidas de controle ambiental que devem ser seguidas pelo empreendedor”.
Ademais, ao solicitar o licenciamento municipal (junto às prefeituras) ou estadual (junto à CETESB), as empresas e empreendedores interessados devem aderir a procedimentos específicos, fornecer dados sobre suas operações e exibir estudos de impacto ao meio ambiente.
De forma geral, as fases de licenciamento expedidas são:
LP é concedida durante a fase preliminar de concepção de um empreendimento ou atividade. Ela valida a localização, e estipula os critérios essenciais, apontando as demandas a serem supridas nas fases subsequentes de execução.
A LI autoriza a instalação de equipamentos ou construção do empreendimento, seguindo as diretrizes contidas nos planos aprovados, enquanto são definidas as ações de preservação ambiental e outras condições relevantes.
A LO concede a autorização para a operação da atividade, após a confirmação do cumprimento efetivo das ações de preservação ambiental e das condicionantes ambientais das licenças anteriores.
Regularizar um empreendimento é garantir que tudo esteja em pleno funcionamento, seguindo as normas e regulamentações ambientais estabelecidas. Porém, além de ser uma obrigação legal, a regularização traz consigo uma série de benefícios, tais como:
Para as organizações que valorizam sua reputação e imagem, e que buscam aderir às normas ambientais em suas operações, contar com uma consultoria especializada em licenciamento ambiental pode ser altamente benéfico para assegurar que o processo de regularização ocorra de maneira eficaz e segura.
Portanto, ao buscar uma consultoria ambiental especializada em licenciamento de empresas, considere realizar uma pesquisa antes da contratação, verifique as referências dessa consultoria, bem como o know- how e projetos já executados.
Além disso, peça recomendações a outros empresários na sua rede e faça uma pesquisa no google, pois geralmente têm informações sobre serviços de consultoria ambiental disponíveis na região. Lembre-se de verificar as avaliações e experiências de clientes anteriores para garantir a qualidade do serviço.
De fato, conduzir uma pesquisa minuciosa e tomar decisões embasadas contribuirá de maneira significativa para um processo de regularização eficiente e livre de contratempos.
Então, gostou da publicação de hoje sobre licenciamento de empresas: por que regularizar? Se tiver alguma pergunta ou sugestão, por favor, compartilhe nos comentários abaixo, pois sua opinião é muito importante para nós.
Não se esqueça de explorar outros artigos em nosso blog. E, claro, compartilhe este post em suas redes sociais. Até a próxima!
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Nossos contatos oficiais:
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!