Você sabia que o licenciamento de indústrias serve como uma condição prévia sobre a qual se recebe permissões e concessões exigidas para operar um negócio?
Portanto, no post de hoje falaremos sobre o que é o licenciamento industrial, por que ele pode ser necessário, as atividades que devem ser licenciadas e como passar por esse processo. Aproveite a leitura!
É um procedimento obrigatório requerido pelo órgão regulador do meio ambiente. A sua emissão é condicionada por pareceres técnicos e pesquisa do local onde o empreendimento será implementado.
Assim, a relevância do licenciamento ambiental para as indústrias é evidente, ao ser um dos procedimentos que viabilizam o estabelecimento e a operação legal da indústria.
O licenciamento tem por objetivo conceder o funcionamento de alguma atividade ou empreendimento que possa impactar ao meio ambiente. Tal fato é um pressuposto, visto que a legislação ambiental vigente em todo Brasil determina a obrigatoriedade do procedimento com antecedência dos efeitos negativos.
Basicamente, o processo consiste na avaliação do projeto técnico da empresa e mapeamento de todos os danos que podem ser causados ao meio ambiente.
Com base nisso, são estabelecidas medidas de prevenção, controle e compensação para mitigar esses impactos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do ecossistema.
As nomenclaturas para cada modalidade de licença podem variar conforme o órgão competente ao licenciamento. No entanto, as terminologias mais comuns utilizadas em vários estados são LP, LI e LO.
A Resolução CONAMA 237/97 estabelece, sobretudo, quais atividades precisam de licenciamento para funcionarem no território brasileiro. Desta maneira, as potencialmente poluidoras e negócios que se utilizam de recursos naturais são sujeitos a obter licenças ambientais para operar. Algumas das atividades incluídas nessa resolução são:
De fato, o processo de licenciamento é técnico e envolve várias etapas. Para obter o licenciamento ambiental de uma indústria, é preciso seguir alguns passos, como:
Vale ressaltar que o licenciamento pode ser feito nas esferas municipais e estaduais, dependendo da região. Por exemplo, no estado de São Paulo, este é realizado pela CETESB.
Se você procura uma consultoria especializada em licenciamento ambiental e elaboração de projetos técnicos, a Horizonte Ambiental é a sua melhor escolha – são anos de experiência e com equipe full time atendendo companhias de diversos setores de mercado e portes.
Estamos sempre atualizados com as normas e legislações vigentes, atendendo a todos os requisitos solicitados pelos órgãos competentes.
Ademais, prezamos pela excelência em nossos trabalhos e com isso garantimos a total satisfação dos nossos clientes.
Então, precisa de ajuda? Não perca mais tempo, clique aqui para falar com um de nossos consultores ambientais.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!