Diante do risco de uso indevido de alguns produtos químicos, a Polícia Federal, o Exército Brasileiro e a Polícia Civil passaram a monitorar a utilização, comercialização e armazenagem destes. Assim, para lidar com produtos controlados, é necessário, primeiramente, obter as licenças específicas emitidas pelos órgãos de segurança pública responsáveis por cada produto.
No artigo de hoje, vamos abordar as principais informações sobre itens regulamentados, a lista de produto químico controlado e ainda como obter o licenciamento – oferecendo uma visão abrangente e informativa sobre o assunto. Boa leitura.
São itens que podem ser usados, direta ou indiretamente, na produção ilegal de drogas, substâncias que alteram a mente ou que causam dependência física ou psicológica.
Logo, esses materiais, por seu potencial destrutivo ou outras características perigosas, devem ser manipulados apenas por pessoas ou organizações legalmente autorizadas e treinadas, tanto tecnicamente quanto moralmente e psicologicamente, para garantir a segurança nacional.
1. Produtos químicos controlados pela Polícia Federal
A Polícia Federal do Brasil controla e fiscaliza uma série de itens por meio da Divisão de Controle de Produtos Químicos (DCPQ) e abrange diversas atividades, como fabricação, armazenamento, transporte, importação e exportação desses produtos.
Os produtos químicos controlados são divididos em listas, conforme a Portaria MJSP Nº 204/2022. Alguns exemplos são:
Baixe aqui a Lista de produto químico controlado pela Polícia Federal.
2. Produtos químicos controlados pela Polícia Civil
Empresas que lidam com esses materiais precisam obter as licenças apropriadas junto à Polícia Civil para operar legalmente. Essa regulamentação visa garantir a segurança pública e prevenir o uso indevido desses materiais. O Decreto Nº 6.911, de 11 de janeiro de 1935, fornece a base legal para essas atividades de fiscalização.
Alguns dos produtos químicos controlados pela Polícia Civil incluem:
Baixe aqui a Lista de produto químico controlado pela Polícia Civil
3. Produtos químicos controlados pelo Exército
O Exército Brasileiro controla produtos químicos devido ao seu potencial destrutivo, risco à saúde pública ou interesse militar. A regulamentação é baseada no Decreto nº 10.030, de 30 de setembro de 2019, entre outras portarias.
Alguns exemplos são:
Baixe aqui a Lista de produto químico controlado pelo Exército
É a autorização dada pela Polícia Federal para quem precisa lidar com itens químicos controlados e cumprir as regras estabelecidas pela lei.
Quem pode utilizar este serviço?
Para solicitar as licenças para atividades com produtos químicos controlados, você deve usar o sistema da Polícia Federal. Para acessá-lo, é preciso ter a certificação digital (e-CPF para pessoas físicas e e-CNPJ para pessoas jurídicas).
Documentos necessários para CRC, CLF ou AE de CNPJ:
Documentos requeridos para Pessoas Físicas (Produtor Rural ou Pesquisador Científico):
Conte com a Horizonte Ambiental para realizar o seu cadastramento e obtenção da Licença para Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal. Regularize a sua atividade, o seu empreendimento e evite multas e penalidades.
Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e pronta para atender às suas necessidades de forma personalizada e segura, garantindo que todos os requisitos legais sejam cumpridos e promovendo o crescimento sustentável do seu negócio.
Então, clique aqui e fale agora com um de nossos consultores ambientais.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!