Não compre ou venda terrenos sem a Avaliação Preliminar, mas por quê? Comprar ou vender terrenos é uma das transações mais relevantes e complicadas que você pode fazer. Isso porque envolve um grande investimento e muitos riscos que podem prejudicar tanto o comprador quanto o vendedor.
Portanto, para garantir que tudo corra bem e evitar surpresas desagradáveis, é crucial fazer uma Avaliação Preliminar.
Explore no artigo de hoje a importância desta avaliação, os principais riscos associados à compra e venda de terrenos sem esse estudo técnico e obtenha orientações sobre como evitar transtornos. Aproveite a leitura.
Avaliação Preliminar é um estudo técnico que examina detalhadamente o histórico de uso e ocupação de um imóvel – feito por meio de entrevistas, levantamento de ocupações e atividades anteriores, análise de fotos antigas e do uso atual, processos de licenciamento ambiental, além de vistorias técnicas no local de interesse.
O objetivo é identificar se o imóvel possui áreas suspeitas de contaminação (evidências visuais, como manchas de óleo no solo) ou áreas potencialmente suspeitas (evidências indiretas, como uso anterior ou atividades de alto risco de contaminação).
A compra ou venda de terrenos sem a realização de uma Avaliação Preliminar pode expor tanto compradores quanto vendedores a riscos significativos. Entre esses, um dos mais preocupantes é a presença de problemas e contaminações ambientais.
Afinal, quando um local está contaminado, substâncias tóxicas podem infiltrar-se no solo e na água subterrânea, representando um perigo para qualquer pessoa que venha a ocupá-lo.
A remediação desses problemas, além de ser cara, também leva tempo para ser concluída, atrasando qualquer plano de desenvolvimento ou uso da área. Deste modo, fique atento e não compre ou venda terrenos sem a Avaliação Preliminar.
Passivos ambientais são as responsabilidades que uma companhia precisa assumir para mitigar ou compensar os danos que causou ao meio ambiente durante suas atividades.
Para gerenciar esses passivos, o empreendimento precisa identificar os problemas, avaliá-los e implementar medidas para corrigi-los ou eliminá-los. Essas podem abranger a recuperação de áreas contaminadas, o tratamento de resíduos perigosos, compensações financeiras e a adoção de práticas mais sustentáveis.
Outrossim, a gestão de passivos ambientais pode incluir o pagamento de indenizações por danos causados a outras pessoas e ao meio ambiente e as multas impostas pelos órgãos reguladores.
Evitar surpresas desagradáveis ao lidar com áreas contaminadas exige uma abordagem proativa e minuciosas, que começa com uma Avaliação Preliminar.
É válido saber como a área foi usada no passado, se houve atividades industriais ou agrícolas que possam causara a contaminação ou se existem fontes de poluição nas proximidades. Logo, não compre ou venda terrenos sem a Avaliação Preliminar para evitar inconvenientes futuros.
Ademais, talvez seja requerido investigações ambientais mais detalhadas, como perfurações e coleta de amostras de solo, água e vapor. Essas análises em laboratório acreditados revelam substâncias tóxicas e mostram o nível de contaminação.
Se alguma contaminação for encontrada, deve-se estimar os custos e a viabilidade das medidas de remediação, antes de decidir comprar ou vender o terreno.
Para tal, contar com uma empresa especializada e profissionais qualificados para conduzir toda a avaliação é categórica, pois possuem o conhecimento técnico necessário para identificar quaisquer sinais de contaminação, dentre outras questões ambientais.
Então, precisa de ajuda? Clique aqui para falar com os consultores ambientais da Horizonte Ambiental e tenha soluções especializada à sua disposição.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!