O número de pessoas engajadas na preservação ambiental está aumentando rapidamente, especialmente à medida que as consequências negativas da exploração e negligência da natureza se tornam mais evidentes.
Apesar de receber bastante atenção e ser frequentemente discutido nas notícias, muitas pessoas ainda não compreendem totalmente o que esse conceito abrange e como ele se desenvolve.
Visando o esclarecimento dessas e de outras dúvidas, serão apresentados, a seguir, os aspectos mais relevantes sobre a preservação e qual a sua importância para a atualidade.
Características da preservação ambiental
Surgimento:
A concepção de preservacionismo originou-se nos Estados Unidos, ao final do século XIX, como um dos movimentos contrários ao consumismo e ao desenvolvimento desenfreado, os quais fazem uso dispendioso dos recursos naturais para as suas produções sem levar em consideração os impactos ambientais.
O que é preservação ambiental?
A preservação ambiental defende que os componentes da natureza devem ser preservados da interferência humana. Pode-se citar como exemplo de uma das táticas condenadas por essa corrente, a construção de projetos que suscitem no desmatamento de áreas florestais, tais como algumas propostas para a construção de usinas hidrelétricas.
Além disso, a criação e manutenção de Área de Preservação Permanente (APP) são exemplos importantes de preservação do meio ambiente – que são áreas protegidas por lei devido à sua relevância para a conservação da biodiversidade.
Diferenças entre preservação e conservação ambiental?
A preservação do meio ambiente tem como significado a ação de proteção de um ecossitema ou um recurso natural contra possíveis danos ou degradações ambientais, sendo mais restritivo que o termo conservação, já que não é permitido sua utilização mesmo que de forma planejada.
Já o termo conservação ambiental tem significado pautado no uso sustentável, garantindo seu uso de forma equilibrada, bem como para as próximas gerações.
Atitudes que dificultam a preservação ambiental
Muitas vezes, seja por falta de conhecimento, desinformação ou até mesmo negligência, adotamos comportamentos que dificultam a conservação ambiental. Aqui estão alguns dos mais comuns:
- Desperdício de recursos: O consumo excessivo e desperdício de recursos como água, energia e alimentos contribuem para a degradação do meio ambiente.
- Poluição: A emissão de poluentes atmosféricos, descarte inadequado de resíduos sólidos, efluentes industriais e domésticos, bem como o uso indiscriminado de produtos químicos, contribuem para a poluição do ar, solo e água.
- Desmatamento: A remoção de florestas e vegetação natural para agricultura, pecuária, urbanização e exploração de recursos naturais leva à perda de biodiversidade, erosão do solo e desequilíbrio dos ecossistemas.
- Uso excessivo de plásticos: A produção e descarte de plásticos têm um impacto significativo no meio ambiente, devido à sua lenta decomposição e à poluição que causam nos oceanos, rios e terra.
- Consumo de produtos de origem animal: A produção de carne e laticínios em larga escala está associada ao desmatamento, emissões de gases de efeito estufa, poluição da água e perda de biodiversidade.
- Transporte poluente: O uso intensivo de veículos movidos a combustíveis fósseis contribui para a poluição do ar e para as mudanças climáticas.
- Exploração descontrolada de recursos naturais: A extração excessiva de recursos como água, minerais e combustíveis fósseis sem considerar sua finitude e os impactos ambientais negativos pode levar à degradação dos ecossistemas.
- Crescimento populacional desenfreado: O crescimento populacional exacerbado pode sobrecarregar os recursos naturais disponíveis e intensificar os problemas ambientais.
Como desenvolver?
A preservação ambiental pode ser desenvolvida, principalmente, através de duas formas: por meio de educação ambiental via sensibilização e ação popular e através do incentivo de políticas ambientais onde prevaleça a preservação do meio ambiente para a manutenção da qualidade ambiental e da saúde de todos.
Preservação Ambiental e Educação Ambiental
A promoção da conscientização e a adoção de atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais globais. Nesse cenário, a educação ambiental atua capacitando as pessoas a compreenderem a importância da preservação do planeta e a agirem de forma sustentável.
Questões como crescimento desordenado, desmatamento, poluição atmosférica, contaminação do solo e da água, além do consumo excessivo, uma vez consideradas consequências inevitáveis do progresso, agora despertam a preocupação de ativistas e autoridades.
Investir em educação ambiental é, portanto, essencial para promover mudanças de comportamento e reduzir os impactos negativos que causamos ao meio ambiente.
Qual o papel das empresas na preservação ambiental?
As empresas são basilares para o progresso econômico de um país. No entanto, muitas das práticas industriais contribuem significativamente para a poluição e os danos ao ecossistema.
Apesar de alguns líderes empresariais acreditarem que a adoção de um modelo sustentável é dispendiosa, a realidade demonstra o contrário. Na verdade, várias medidas simples podem ser implementadas e já fazem uma grande diferença, tais como:
- Gestão eficiente de resíduos sólidos;
- Incentivo à reciclagem;
- Investimento em programas de responsabilidade social;
- Promoção do reuso da água;
- Adoção de processos de produção mais limpos;
- Utilização consciente de energia;
- Estabelecimento de metas para redução das emissões de carbono;
- Conformidade rigorosa com a legislação ambiental em todas as fases de implementação e gestão de projetos que envolvem recursos naturais;
- Implementação de programas educacionais para conscientização de colaboradores e comunidades locais sobre a importância da preservação ambiental;
- Produção de produtos mais duráveis;
- Eliminação do uso de materiais descartáveis, como copos descartáveis, entre outras medidas eficazes.
Ademais, atender às preocupações ambientais pode melhorar a imagem da empresa aos olhos dos consumidores. Pois, segundo uma pesquisa citada pela revista Exame, 64% dos consumidores globais preferem companhias que demonstrem compromisso com a responsabilidade social e ambiental; no Brasil, esse número chega a 82% – refletindo a crescente demanda dos consumidores por produtos e empreendimentos sustentáveis.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Respostas de 4
Uma abordagem clara e concisa para explicar o que é preservação ambiental. Muito obrigada pelo post, isso me ajudou a entender melhor o assunto!
Olá! O time da Horizonte Ambiental agradece o seu comentário!
Abraços
Excelente postagem! A preservação ambiental é fundamental para garantir um futuro sustentável. A maneira como abordaram os desafios e as soluções nos inspira a agir localmente. Parabéns pelo conteúdo!
O time da Horizonte Ambiental agradece o seu comentário!
Para outras informações e solicitações, segue contatos abaixo:
WhatsApp: (19) 99961-2934
E-mail: [email protected]