Você já deve ter ido para algum lugar com recursos naturais e ouvido falar que o mesmo é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, porém, talvez você não tenha percebido o quão importante isso pode ser, e tudo que uma reserva particular pode significar para a preservação de alguns ambientes naturais.
Espaços como cachoeiras, cursos d’água, nascentes, fragmentos de vegetação nativa ou mesmo paisagens com significativa beleza cênica que sejam pertencentes a alguma propriedade privada podem se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, e é importante compreendermos mais sobre o que são essas reservas e o motivo delas existirem.
Por isso, se você quer conferir um pouco mais sobre esse assunto e ter mais informações sobre como funciona uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, leia os tópicos que vamos apresentar a seguir.
Uma área que foi intitulada RPPN é, na verdade, parte de um espaço privado e cujo o dono se comprometeu a preservar esse ambiente.
Assim, podemos compreender como uma categoria de unidade de conservação, pertencente ao grupo das unidades de uso sustentável com o objetivo de conservar a diversidade biológica do local, sem que haja a desapropriação dessa área.
Uma Reserva Particular do Patrimônio Natural não deixa de ser uma área privada nem mesmo de pertencer a seu dono, a diferença é que o mesmo se compromete a seguir algumas ações de conservação e fica impedido de realizar outras que possam vir a causar impactos negativos nesse ambiente.
Esse tipo de categoria de unidade de conservação é criado a partir da vontade do próprio dono da terra, o qual reconhece a importância dessa área para a conservação ambiental.
Dentro de uma RPPN só é permitido atividades conforme estabelecido em seu Plano de Manejo, sendo: a pesquisa científica, a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
É muito importante a divulgação sobre a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, levando informações aos proprietários rurais que possam vir a apresentar áreas muito ricas em recursos naturais e que tenham como objetivo a sua conservação.
O Instituto Chico Mendes (ICMBio) é o órgão nacional responsável pelas Unidades de Conservação, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Ainda com dúvidas? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!