Será que de fato você sabe qual a diferença entre Produto Perigoso e Produto Controlado?
Para o transporte rodoviário, os produtos perigosos são classificados na Resolução nº 5232/2016, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
São também produtos perigosos aqueles que não são citados nas normativas, mas que foram classificados como perigosos pelos fabricantes.
Como você pode acompanhar no inicio desse artigo, nem todo produto considerado perigoso é de fato controlado, porém, todo o produto controlado pode ser visto como uma carga perigosa.
Vale salientar que o controle dos produtos controlados deve seguir as normativas estabelecidas pelos órgãos de segurança pública (Exército, Polícia Federal e Polícia Civil).
Para saber qual origem dos produtos controlados até o seu destino final é realizado a elaboração dos MAPAS de controle.
Nesse sentido o que indica isso são de fato os mapas e nunca as licenças. Por meio desses mapas, os órgãos conseguem ter um maior conhecimento de qual rota esses produtos pertencem desde o momento que eles são fabricados até a fase de consumo.
Agora que você já sabe qual a diferença entre Produto Perigoso e Produto Controlado, fica mais fácil entender seu enquadramento e as necessidades provenientes à sua empresa para realizar suas operações dentro das conformidades da lei.
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse:
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!