O fato do óleo alimentar derivar de elementos naturais, não o torna biodegradável. Após sofrer combustão, este passa a conter substâncias nocivas e tóxicas, para o homem e o meio ambiente.
Portanto, reciclar o óleo de cozinha usado, não requer nenhum esforço especial e presta um grande serviço ao meio ambiente.
Reciclagem de óleo de cozinha usado, como fazer? Saiba tudo no post de hoje.
Um ingrediente essencial, o óleo alimentar, reina supremo na culinária. Porém, depois de utilizado não deve ser jogado na pia, ralo, ou disperso na natureza. A melhor alternativa é reciclá-lo.
Muitas pessoas aplicam o óleo usado para fazer sabão e até velas. O processo de produção é simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa.
Mas se preferir encaminhar para a reciclagem feita por associações e empresas, ou quando houver, diretamente em pontos de recolha especiais, lembre-se de fazê-lo em recipientes e garrafas de plástico.
Nas empresas especialistas em resíduos especiais, o óleo usado é devidamente tratado, limpo e regenerado para que possa ser reinserido no mercado em outras formas de produtos.
A reciclagem de óleo de cozinha usado permite não só reduzir a poluição, mas também recuperar grande parte dos resíduos para uma nova reutilização industrial, mesmo que o processo de recuperação seja complexo e exija o cumprimento de regulamentos detalhados.
Com base nas características do óleo, o produto pode ser submetido a esses processos de forma resumida:
O óleo vegetal ou animal, chegado ao fim do seu ciclo de vida, pode sofrer diversos tratamentos e ser destinado a novas transformações. Na verdade, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado para:
É possível vender o óleo de cozinha no mercado como matéria prima para indústrias. Portanto, usualmente, quem compra óleo de cozinha reciclado são:
Se dispersos na natureza, são enormes fontes de poluição. Veja a seguir alguns de seus efeitos negativos:
A reciclagem de óleo comestível usado é de extrema importância e considerada na política de gestão de resíduos no país.
A Lei nº 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estimula a reuso e reaproveitamento de itens descartados. E cita o licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, sendo que a reciclagem de óleo de cozinha usado necessita de licenciamento para operar.
Assim, a companhia demonstra ser ecologicamente responsável e que atua de acordo com as normas ambientais e de boas práticas.
Gerir corretamente o óleo de cozinha usado é muito importante para o ambiente, uma vez que, após a cozedura, adquire compostos, tornando-se nocivos.
Dessa forma, realizar a reciclagem de óleo de cozinha usado, é contribuir para a sustentabilidade, e gerar benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.
Para outras notícias e conteúdos ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental. Assine nossa newsletter e ative as notificações para ficar por dentro das principais informações da área ambiental e sustentabilidade.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!