É cada vez maior o número de áreas que vem sendo degradadas, visto o crescente número de atividades utilizadoras de recursos ambientais e a dificuldade de se cumprir a fiscalização ambiental para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a recuperação de áreas degradadas é uma medida que vem sendo realizada como uma forma de redução de danos.
Assim, as empresas que de alguma forma degradam o ambiente para exercerem suas atividades produtivas tem por obrigação investir em ações de recuperação de áreas degradadas como uma forma de compensarem seus impactos ambientais.
Cada tipo de ambiente degradado pode necessitar de ações de recuperação específicas, também denominadas de ações ou medidas corretivas, as quais vamos apresentar de forma mais detalhada a seguir.
De forma mais geral, a recuperação de áreas degradadas ocorre através dos processos de restauração, recuperação e reabilitação, as quais são possíveis através das ações que citaremos mais abaixo.
Antes, precisamos entender a diferença entre os conceitos, começando pela restauração que é a reprodução exata das condições do local antes de ser degradado. O segundo conceito é a recuperação, que é a ação de tentar alcançar as condições mais próximas do local em sua origem.
Por fim temos o conceito de reabilitação, que é encontrar uma forma de aproveitar a área degradada com alguma finalidade.
A revegetação consiste em uma forma de amenizar os impactos de áreas degradadas, através da execução de plantios com mudas nativas do bioma local.
Dependendo da forma como o ambiente foi degradado, pode ser necessário fazer um tratamento para descontaminação do solo, para que posteriormente a área possa ser utilizada.
Essa é uma ação para áreas degradadas através do depósito incorreto de resíduos por empresas e a falta de consciência ambiental por parte das organizações, que não implantaram uma correta gestão dos seus resíduos.
Pensar em preservação é sempre o melhor caminho, porém, é importante que ações sejam efetivadas com a finalidade de recuperar áreas degradadas.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!