Resumidamente, o tolueno, também chamado de metilbenzeno, metilbenzol ou toluol, é uma substância química da família dos hidrocarbonetos aromáticos. Ele é incolor, inflamável, volátil, com odor característico e extremamente tóxico se ingerido ou inalado.
Ademais, é geralmente aproveitado como matéria-prima de solventes para adesivos e tintas, porém sua utilização não se limita a esta finalidade.
A maior quantidade de tolueno liberado na natureza vem da queima da gasolina e do refino de petróleo. Também está envolvido na síntese de substâncias químicas de caráter orgânico, como uretanos, poliuretanos e benzeno, bem como na produção de polímeros e borrachas.
Você também poderá, como dissemos, encontrar a substância em adesivos, tintas, removedores, produtos de limpeza, durante a queima do cigarro e na produção de cosméticos.
Embora a grande fonte seja os automóveis, você também poderá ser exposto a ele dentro de casa. Ou seja, como já mencionado, poderemos encontrar esta substância em tintas, colas, diluentes, vernizes e até mesmo em esmaltes.
O prolongado contato com as propriedades do tolueno também leva à acessos de dermatites. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu limites máximos de uso desta substância química nas formulações de produtos.
Por isso, muitas empresas estão atentas com as formulações dos seus produtos reduzindo ou substituindo o tolueno por outras substâncias químicas. Porém, não custa verificar, antes da compra, os seus níveis no produto, a fim de garantir que ele não contenha tolueno em excesso.
O tolueno na forma de vapor se torna irritante para os olhos, nariz e garganta. Se inalado pode causar náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura, entre outras consequências.
Já em contato na forma líquida ele se torna irritante para a pele. Caso seja ingerido poderá causar náusea, vômito ou perda da consciência.
No ar, o tolueno pode produzir reações explosivas e tóxicas em certas concentrações. Na água, é nocivo para os organismos aquáticos. E no solo pode contaminar as águas subterrâneas. Por fim, esta substância pode resultar na contaminação ambiental de uma determinada área ou local.
Aqui ele pode causar queimaduras e danos estruturais caso haja explosões ou incêndios. Ademais, é uma substância neurotóxica (extremamente tóxica), que afeta o sistema nervoso central.
Além disso, apresenta uma ação acentuadamente rápida. Uma vítima exposta a grandes doses pode apresentar convulsões quase que instantaneamente, além de sufocar e morrer por parada cardíaca.
No mais, a inalação de altas concentrações do tolueno, durante a gestação, pode resultar em danos congênitos e retardo mental e de crescimento nos bebês. E também há suspeitas de que a exposição ocupacional a ele seja responsável por casos de abortos espontâneos.
Além disso, concentrações exageradas, quando absorvidas em áreas fechadas ou não ventiladas, podem resultar na perda temporária da consciência. Ademais, há relatos de casos de depressão respiratória e mortes por conta da inalação do produto.
Se você possui uma área onde realiza a manipulação ou armazenamento de produto químico tolueno em suas atividade e possui uma suspeita de contaminação a recomendação é realizar uma investigação ambiental nesse local.
A investigação ambiental é um procedimento seguro e recomendado pelas normativas ambientais quando há suspeitas ou indícios de contaminação.
Ela ocorre através da elaboração de estudos de passivos ambientais (Avaliação Ambiental Preliminar e Investigação Confirmatória).
A Avaliação Preliminar (Fase I) tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação, identificar áreas fontes e as fontes potenciais de contaminação e constatar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação.
A Investigação Confirmatória (Fase II), etapa subsequente à Avaliação Preliminar tem como objetivo a confirmação ou não da existência de contaminação.
Sim! O tolueno é um produto controlado pela Polícia Federal e Polícia Civil em atividades de uso, fabricação, transporte, armazenamento, comércio, entre outras.
Produtos controlados são produtos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica com riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Para obter a sua licença para compra e uso do tolueno você terá que reunir uma série de documentos, bem como seguir as boas práticas e conformidades dos órgãos licenciadores.
Ademais, deverá realizar todo o processo para solicitação das respectivas licenças e alvarás, bem como o recolhimento das suas taxas.
E não acaba por aí, após o recebimento das suas licenças e alvarás você terá obrigações de entrega dos MAPAS de controle de produtos químicos controlados, que são os reportes obrigatórios juntos aos órgãos de segurança sobre o consumo, compra, entre outras informações.
O ideal é contar com uma assessoria completa que dará todo o suporte necessário para regularização das suas atividades com produtos controlados, dentre eles o tolueno.
A assessoria para produtos controlados possibilita a regularização e obtenção das licenças, bem como a orientação e acompanhamento evitando surpresas desagradáveis com a Polícia, como por exemplo: fiscalizações, multas, apreensões de produtos, dentre outros problemas.
A Horizonte Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental especializada em regularização de empresas e empreendimentos e possui equipe técnica de consultores qualificados para a gestão ambiental da sua empresa.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental.
Então, gostou do post de hoje sobre tolueno? Se tiver alguma dúvida, sugestão, deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. E aproveite ainda para ler outros artigos do nosso blog. Até a próxima.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!