A correta gestão de resíduos é uma responsabilidade que as empresas não podem fugir. Mesmo sendo uma atividade que demanda certo conhecimento é preciso implementar as ações necessárias para que não ocorra infrações, poluição do meio ambiente e desperdícios de recursos preciosos.
Portanto, confira no post de hoje, 5 formas de evitar poluição na sua empresa.
Seja para reduzir as quantidades de resíduos, para preservar o meio ambiente e adotar comportamentos responsáveis para cumprir a legislação ou melhorar o desempenho econômico – o gerenciamento dos resíduos em uma empresa é essencial.
A gestão de resíduos busca realizar um conjunto de ações para a destinação certa de descarte. Basicamente, trata-se de ações que passam pelas etapas: geração, segregação, armazenamento, coleta, transporte e destinação.
Todos esses aspectos estão previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n° 12.305/2010).
A indústria de um modo geral caracteriza-se por gerar vazões elevadas de efluentes. No geral, os efluentes de processos industriais requerem mais tratamentos do que as águas residuais urbanas.
Durante as atividades, as indústrias podem, inclusive, precisar usar e gerenciar produtos nocivos, como resinas, lubrificantes, metais pesados, líquidos químicos, entre outros materiais em seus processos produtivos.
Assim, para o tratamento de efluentes do processo industrial, a fim de evitar a poluição, é relevante conhecer a as suas características e carga poluidora.
A avaliação é realizada por coleta de amostra e laudo laboratorial de caracterização de resíduos, que apontará o melhor tratamento para esse efluente.
Estar atento com a manipulação e armazenamento de produtos químicos e perigosos é fundamental, caso contrário, ações incorretas podem ocasionar consequências graves, tais como: reações químicas perigosas, liberação significativa de produtos nocivos, explosão ou incêndio, intoxicação, lesões, contaminações ambientais, etc.
Muitos parâmetros desempenham um papel na segurança do armazenamento, tais como:
Além disso, qualquer que seja a dimensão, os locais de armazenamento devem ser concebidos e equipados tendo em conta não só as propriedades físico-químicas dos produtos, mas também os tipos de recipientes que serão armazenados e o número de pessoas que necessitam ter acesso aos mesmos.
E ainda, antecipar as necessidades relacionadas com o armazenamento de resíduos químicos e perigosos com vista à sua correta gestão e destinação.
Por fim, além desses pontos abordados acima podemos citar os cuidados necessários para que não ocorra contaminação do solo e água pelo armazenamento inadequado de produtos químicos e perigosos e consequentemente a geração de passivos ambientais no site da empresa.
Dependendo da atividade de uma empresa, pode-se emitir variados poluentes atmosféricos e gases causadores do efeito de estufa.
Portanto, um monitoramento ambiental das fontes de emissão atmosférica se faz necessário para obter uma melhor compreensão do quantitativo e tipo de poluentes que estão causando a poluição do ar.
De fato, o controle da qualidade do ar é uma questão importante para a saúde e o meio ambiente. Mas, também, atividade essencial para melhorar o desempenho de uma empresa.
Todas as companhias com atividades econômicas que podem impactar o meio ambiente, estão sujeitas à fiscalização do órgão licenciador.
Assim sendo, aquelas que prezam por renome e sua imagem precisam estar em dia com suas licenças ambientais. Afinal, a falta de licenciamento ambiental é uma ameaça direta ao meio ambiente e ao desenvolvimento de suas atividades.
Aquelas que insistirem em operar sem a regularização ambiental estão sujeitas às seguintes penalidades:
Além do mais, a pressão exercida por consumidores, cada vez mais conscientes dos perigos da degradação do meio ambiente, passam simplesmente a rejeitar os produtos e serviços de corporações que não estão em conformidade ambiental.
A variedade de tipos de resíduos, e os diferentes contextos em que são produzidos, requerem soluções de reaproveitamento e eliminação específicas. Conhecer os diferentes tipos de resíduos produzidos ajuda a tratá-los adequadamente, reduz custos, a poluição e protege o meio ambiente.
De fato, existem soluções adequadas a cada circunstância, espaço e tipo de resíduos a gerir. Basta fazer da maneira certa, para disseminar os benefícios ambientais e econômicos, que recairão sobre todos, não apenas sobre a imagem da empresa.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!