Uma área contaminada num posto de combustível é um local onde há contaminação causada por hidrocarbonetos e derivados de petróleo.
O último mapeamento da CETESB sobre áreas contaminadas identificou 4131 casos. Ou seja, São Paulo acumula 3217 casos, o que corresponde a quase 78% de todas as áreas contaminadas de São Paulo.
Em relação à Regional de São José dos Campos, apurou-se 77 casos de postos de combustíveis contaminados, equivalente a aproximadamente 69,37% das 111 áreas contaminadas identificadas em toda sua Regional.
Saiba tudo sobre Áreas contaminadas em postos de combustível no post de hoje. Boa leitura.
As áreas contaminadas em postos de combustível são os locais onde ocorreu a poluição do solo e/ou água subterrânea devido ao rompimento dos reservatórios subterrâneos ou falhas durante a concessão de combustível.
O benzol, tolueno, etilbenzeno e xilenos conhecidos como BTEX, e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos HPA’s, são os poluentes comuns encontrados em regiões como essa.
Eles são imenso problema no que se refere a contaminação da água que bebemos e o solo que utilizamos, oferecendo risco de saúde e ambiental, tanto para o ser humano quanto a natureza.
A due diligence ambiental, que é a investigação de empreendimentos, consiste em uma análise minuciosa e verificação realizadas antes da compra, venda ou desenvolvimento de um imóvel.
Aqui estão alguns dos principais aspectos analisados durante a investigação:
Devido ao potencial de vazamento de substâncias perigosas, como combustíveis e óleos, é categórico seguir um conjunto de etapas bem definidas para avaliar e remediar qualquer contaminação presente. Abaixo estão as principais etapas envolvidas nesse processo:
A etapa de Remediação envolve a implementação das ações planejadas e o monitoramento contínuo da área para garantir que a contaminação esteja sendo controlada e que os níveis de contaminantes estejam diminuindo.
O monitoramento se dá para verificar a eficácia das medidas de remediação e para garantir a segurança a longo prazo.
Como vimos, áreas contaminadas em postos de combustível representam um desafio ambiental que impacta negativamente o solo e os recursos hídricos. Portanto, para enfrentar essa questão, é vital detectar as fontes de contaminação, implementando um gerenciamento ambiental eficaz.
Ou seja, identificar e avaliar os locais contaminados, seguidos pela utilização das medidas apropriadas de remediação e esforços transparentes para recuperação da área afetada.
Logo, a adoção de práticas rigorosas de gerenciamento, juntamente com o cumprimento das regulamentações apropriadas, constitui um passo fundamental para proteger a saúde humana e promover a sustentabilidade ambiental.
Precisa de ajuda? Pois, clique aqui e fale com um de nossos consultores ambientais.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!