Uma área contaminada num posto de combustível é um local onde há contaminação causada por hidrocarbonetos e derivados de petróleo.
O último mapeamento da CETESB sobre áreas contaminadas identificou 4131 casos. Ou seja, São Paulo acumula 3217 casos, o que corresponde a quase 78% de todas as áreas contaminadas de São Paulo.
Em relação à Regional de São José dos Campos, apurou-se 77 casos de postos de combustíveis contaminados, equivalente a aproximadamente 69,37% das 111 áreas contaminadas identificadas em toda sua Regional.
Saiba tudo sobre Áreas contaminadas em postos de combustível no post de hoje. Boa leitura.
O que são Áreas contaminadas em postos de combustível?
As áreas contaminadas em postos de combustível são os locais onde ocorreu a poluição do solo e/ou água subterrânea devido ao rompimento dos reservatórios subterrâneos ou falhas durante a concessão de combustível.
O benzol, tolueno, etilbenzeno e xilenos conhecidos como BTEX, e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos HPA’s, são os poluentes comuns encontrados em regiões como essa.
Eles são imenso problema no que se refere a contaminação da água que bebemos e o solo que utilizamos, oferecendo risco de saúde e ambiental, tanto para o ser humano quanto a natureza.
O que é Investigação ambiental em postos de combustível antes da compra do terreno?
A due diligence ambiental, que é a investigação de empreendimentos, consiste em uma análise minuciosa e verificação realizadas antes da compra, venda ou desenvolvimento de um imóvel.
Aqui estão alguns dos principais aspectos analisados durante a investigação:
- Documentação do Imóvel: Garantir que não haja irregularidades ao verificar as certidões, registros e histórico do bem.
- Situação Ambiental: Verificação de problemas legais pendentes, tais como débitos, violações e penalidades que possam impactar a negociação.
- Questões Ambientais: Realização da análise dos eventuais efeitos no meio ambiente, contemplando também a apuração de regiões contaminadas.
Etapas para identificar áreas contaminadas em postos de combustível
Devido ao potencial de vazamento de substâncias perigosas, como combustíveis e óleos, é categórico seguir um conjunto de etapas bem definidas para avaliar e remediar qualquer contaminação presente. Abaixo estão as principais etapas envolvidas nesse processo:
- Avaliação Preliminar: Uma investigação inicial é realizada para identificar possíveis fontes de contaminação, reunindo o máximo de informações sobre as atividades passadas e atuais que possam ter contribuído para a contaminação;
- Investigação Confirmatória: Para verificar a presença e a quantidade de contaminantes, são coletadas amostras de solo, água subterrânea e ar do solo, que serão enviadas para análise laboratorial;
- Investigação Detalhada: investigações avançadas são empregadas para obter um entendimento mais aprofundado da disseminação dos poluentes no solo e na água;
- Avaliação de Risco: Conduzida para avaliar os potenciais impactos na saúde humana e no ecossistema, estabelecendo medidas para mitigar esses riscos.
Remediação de áreas contaminadas em postos de combustíveis
A etapa de Remediação envolve a implementação das ações planejadas e o monitoramento contínuo da área para garantir que a contaminação esteja sendo controlada e que os níveis de contaminantes estejam diminuindo.
O monitoramento se dá para verificar a eficácia das medidas de remediação e para garantir a segurança a longo prazo.
Considerações Finais
Como vimos, áreas contaminadas em postos de combustível representam um desafio ambiental que impacta negativamente o solo e os recursos hídricos. Portanto, para enfrentar essa questão, é vital detectar as fontes de contaminação, implementando um gerenciamento ambiental eficaz.
Ou seja, identificar e avaliar os locais contaminados, seguidos pela utilização das medidas apropriadas de remediação e esforços transparentes para recuperação da área afetada.
Logo, a adoção de práticas rigorosas de gerenciamento, juntamente com o cumprimento das regulamentações apropriadas, constitui um passo fundamental para proteger a saúde humana e promover a sustentabilidade ambiental.
Precisa de ajuda? Pois, clique aqui e fale com um de nossos consultores ambientais.
Nossos Contatos Oficiais:
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]