Como fazer uma composteira doméstica?

Como-fazer-uma-composteira-doméstica

O que é composteira doméstica?

Como produzir uma composteira doméstica de minhocas? Será que essa técnica é realmente assim tão simples? O que é preciso para realizar o procedimento de maneira adequada?

Bem, resumidamente, esse tipo de compostagem é das mais eficazes e recompensadoras, pois o que você faz com a sua ajuda é reaproveitar os restos orgânicos que seriam dispensados no lixo para fazer adubo.

Em suma, a compostagem doméstica é muito apreciada para tal processo. E não é um procedimento caro. Você fará isso facilmente e poderá adaptá-lo ao ambiente que tiver em sua casa ou apartamento.

Confira agora o tutorial e aprenda a criar a sua própria composteira!

Como fazer uma composteira doméstica de restos orgânicos usando um balde

Para essa composteira doméstica, em primeiro lugar, pegue três baldes (daqueles de gordura vegetal) com tampas. Além disso, separe uma porção de serragem, flanges e torneiras. Logo após, lance mão de algumas ferramentas que serão indispensáveis para o procedimento. Tenha em mãos uma furadeira, brocas para madeira, serra copo, faca de serra, tesoura e caneta para madeira.

Feito isso, empilhe os baldes, corte as tampas de dois deles (menos o balde que fica por cima) para que haja entre eles um perfeito encaixe. Faça esses cortes primeiramente marcando o local exato com a caneta e realizando furos de fora a fora para facilitar essa abertura.

Como podemos ver, esse processo para a construção de uma composteira doméstica é bastante simples. Siga fazendo furos no fundo de cada balde (menos no que deverá ficar embaixo dos outros dois, recebendo o líquido biofertilizante). Faça muitos furos com a furadeira. Fure também as laterais (na parte de cima, menos no balde que ficou por baixo).

No mais, é só pegar o balde coletor (o que fica por baixo), o flange como molde e marque o furo no seu lado inferior (lá será instalada a torneira). Após utilizar a furadeira, abra o local com a serra copo, coloque ali o flange e a torneira. Faça o empilhamento dos baldes sem esquecer de deixar o coletor na parte de baixo e em cima o que você manteve com a tampa intacta.

Agora é só colocar no balde superior (o que ficou com a tampa completa)  os restos orgânicos e cobri-los com uma camada de serragem. Após encher esse primeiro balde, realize uma troca de posição (e de tampa) com o balde do meio (o vazio).

Para essa composteira doméstica serão utilizados ​​três baldes de 15 litros, mas você poderá alterar como quiser essa quantidade, dependendo da quantidade de lixo orgânico produzida. Isso significa que poderá usar mais ou menos baldes em sua composteira, a depender das suas necessidades.

Fazendo compostagem com minhocas

composteira-doméstica
A compostagem é uma alternativa ao descarte de lixo orgânico

Para essa composteira doméstica utilize três recipientes grandes (baldes) com tampas. Fure nas laterais dos dois baldes para deixar o ar entrar. Um balde sem furos deverá estar na última posição.

Logo após, continue furando os dois baldes. Não esqueça de criar uma espécie de padronização para esses orifícios e siga esse padrão em ambos os baldes.

Em seguida, corte a tampa dos baldes para que o balde superior se encaixe ligeiramente no outro recipiente.

A composteira está quase pronta. Agora fure na lateral na parte inferior do último balde para prender a torneira. Depois de colocá-la, corte a tampa deste balde. Deixe alguma margem de segurança, pois é aqui que o balde superior caberá, mas ele caberá somente na tampa e não no balde em si.

Quais são os tipos de resíduos que podem ser colocados na composteira doméstica?

Após cobrir com uma tela ou o papel de lã a tampa cortada (este papel funciona para uma filtragem, para evitar que os restos caiam no último balde), coloque as minhocas em cerca de 2 centímetros de terra no balde superior. Adicione cascas moídas de ovo, legumes, frutas e verduras (exceto frutas cítricas). Em seguida, cubra com serragem ou coloque restos secos de folhas de árvores, grama, etc.

De resto, cubra esse balde mais superior com a tampa, deixando apenas o que está com a torneira por baixo. Quando perceber o balde já cheio, ponha um terceiro balde entre o último balde.

A compostagem com minhocas também é conhecida como “vermicompostagem”, e é bastante benéfica porque agiliza todo o processo de decomposição dos resíduos orgânicos, transformando-o em adubo, conhecido como húmus.

Para outros conteúdos e informações ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental!

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!

Nossos Contatos Oficiais:

Telefone Fixo: (19) 3604-3682

Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

PRECISA DE AJUDA?

Fale já com um Especialista Ambiental!

Artigos Relacionados