A investigação confirmatória é uma etapa fundamental quando se está trabalhando com áreas contaminadas ou com suspeitas de contaminação.
A contaminação de determinada área pode causar prejuízos e danos não somente ao meio ambiente, mas também, à população local e àqueles que dependem dos recursos ali presentes. Por isso, é capital confirmar a presença de substâncias nocivas no solo e na água subterrânea.
Essa confirmação é feita por meio da investigação confirmatória, seguindo padrões estabelecidos e realizada em laboratórios credenciados pelo INMETRO.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância dessa etapa no gerenciamento de áreas contaminadas e discutir um pouco sobre os contaminantes envolvidos. Aproveite a leitura.
Após uma análise preliminar, onde se identificam possíveis fontes de passivos ambientais – com possíveis danos, riscos e prejuízos ambientais, fontes poluidoras e contaminantes – a etapa de investigação confirmatória é realizada a fim de se confirmar a existência desses passivos ambientais previamente identificados.
Ademais, CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) torna obrigatória a Investigação Confirmatória para áreas que foram identificadas como fontes potenciais de contaminação na etapa anterior, chamada Avaliação Preliminar.
Mas o que exatamente são essas áreas contaminadas? Segundo o Ministério do Meio Ambiente, qualquer local – seja terreno, edificação ou instalação – que contenha concentrações de contaminantes acima de um limite pré-estabelecido é considerado uma área contaminada. Esses contaminantes são substâncias que podem prejudicar a fauna, a flora, os recursos naturais e a saúde humana.
Portanto, se torna imprescindível a identificação desses contaminantes para que se possa realizar um controle e tomar as medidas cabíveis para impedir futuros danos.
A contaminação de determinada área pode ocorrer de diversas formas, ocorrendo no solo, na água e vapor. Ela pode causar danos e prejuízos:
Por conseguinte, a utilização desses recursos se torna inadequada e perigosa. Por exemplo, a contaminação de um aquífero pode resultar em escassez de água potável para a população e surtos de doenças causados pelos contaminantes presentes na água.
Portanto, um estudo ambiental confirmatório da presença de contaminantes é de grande importância a fim de se evitar maiores danos decorrentes dessas atividades potencialmente geradoras de áreas contaminadas.
As atividades potencialmente geradoras de áreas contaminadas são definidas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo de acordo com a Resolução SMA 10/2017. Nesta resolução, podemos encontrar no artigo primeiro, itens de I a XXXVI, todas as atividades potencialmente geradoras de áreas contaminadas.
Essa lista inclui desde extração de recursos naturais até indústrias de petróleo e derivados, de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos (plásticos), indústrias químicas, farmacêuticas, automobilísticas, de equipamentos e máquinas, de produção de energia, tratamento de recursos hídricos, esgoto e resíduos sólidos, de armazenamento de produtos e resíduos perigosos e de sepultamento, entre outras podem ser classificadas como potencialmente geradoras de áreas contaminadas.
Para essas atividades, é obrigatório estudos ambientais que visam identificar, classificar e propor medidas referentes à contaminação por compostos nocivos ao meio.
A Investigação Confirmatória é a segunda fase do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que segue as seguintes etapas:
1. Avaliação Preliminar
2. Investigação Confirmatória
3. Investigação Detalhada
4. Avaliação de Risco à Saúde Humana
5. Plano de Intervenção
6. Remediação
7. Monitoramento para Encerramento
Em suma, o principal objetivo da Investigação Confirmatória é verificar se há ou não contaminação na área avaliada na fase de Avaliação Preliminar. As etapas desta Investigação incluem:
Esta investigação é realizada em todas as possíveis fontes potenciais e primárias de contaminação e, a partir daí, são levantados os dados iniciais necessários para a caracterização do meio físico.
Como resultado, é elaborado um Relatório de Investigação Confirmatória contendo todos os dados e análises feitas, e caso haja a confirmação da presença de contaminação, a área, então, passará para as etapas seguintes de Investigação Detalhada, Avaliação de Riscos e Plano de Intervenção.
Para fazer a investigação confirmatória, precisamos seguir alguns procedimentos estabelecidos pelas normas ABNT NBR, como a sondagem e amostragem. Essas sondagens coletam amostras do solo para identificar e analisar a quantidade de contaminantes presentes.
Os métodos de sondagem são:
Caso seja necessário, poderá ocorrer sondagens no entorno da área contaminada, a fim de se ter uma melhor caracterização da área e de seu entorno, além de melhores parâmetros de controle dos contaminantes, gerando um mapa potenciométrico mais detalhado.
Depois da execução das subetapas anteriores, o Responsável Técnico deve elaborar o Relatório de Investigação Confirmatória, contendo as informações levantadas e sua interpretação, finalizando, dessa forma, a etapa de Investigação Confirmatória.
Deve ser ressaltado que a acurácia e completude das informações existentes para uma determinada área é uma questão de relevância na finalização dos trabalhos de Investigação Confirmatória.
Além disso, uma revisão crítica por um profissional capacitado é ideal para elaborar o Modelo Conceitual 2 (MCA 2) e planejar a próxima etapa, a Investigação Detalhada. Também pode ser necessário encerrar o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) ou adotar medidas de intervenção emergenciais, conforme julgado necessário.
Veja abaixo alguns itens que devem estar incluso no relatório:
De acordo com a Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C, da CETESB, toda análise investigativa deve ser realizada em laboratório credenciado e acreditado pelo INMETRO.
Dessa forma, todas as análises e dados estarão amparados por padrões de alta qualidade e confiabilidade, creditando, assim, a certeza de condizerem com a realidade.
Precisa contratar ou saber mais sobre a execução de uma Investigação Confirmatória, ou os serviços das etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas ou assuntos que englobam o Meio Ambiente?
Entre em contato com a equipe de especialistas ambientais da Horizonte Ambiental, que poderão lhe instruir e dar mais segurança na realização de todo o processo.
Vai encerrar sua atividade no imóvel ou desmobilizar e mudar de endereço? Acompanhe o artigo abaixo, talvez possa ser do seu interesse:
O que é Plano de Desativação e Encerramento de Atividade?
Ainda com dúvidas? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!
2 Comments
Gostei muito do seu conteúdo sobre Investigação Passivo Ambiental
Olá, Maycon! A equipe da Horizonte Ambiental agradece o seu comentário no nosso artigo sobre “O que é Investigação Confirmatória” para elaboração dos estudos de passivos ambientais.
Forte abraço!