Planejamento e Gestão Ambiental para sua Empresa

Planejamento-e-Gestao-Ambiental-para-sua-Empresa

Através do planejamento e da gestão ambiental, é possível identificar estratégias que efetivamente minimizem os riscos e os impactos sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo que beneficiam as operações internas da companhia, como a redução de custos e a conformidade com regulamentações e normas de sustentabilidade.

Ademais, a corporação demonstra ao longo de sua atuação um compromisso genuíno o meio ambiente e o bem-estar social. Saiba mais sobre o tema no post de hoje.

O que é?

Planejamento e gestão ambiental são práticas organizacionais e de tomada de decisão voltadas para a preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

No planejamento ambiental, ocorre a análise de impactos, a avaliação de opções alternativas e a formulação de estratégias para reduzir danos. Enquanto a gestão concentra-se na implementação e no acompanhamento dessas estratégias para assegurar sua eficácia.

Os principais elementos do planejamento e gestão ambiental englobam a avaliação de impacto, a gestão de recursos, o controle da poluição, a conservação da biodiversidade e a adaptação às mudanças climáticas.

Como o planejamento ambiental pode ajudar a proteger o meio ambiente?

As informações incluídas no plano de ação têm o potencial de ajudar o gestor a detectar áreas de risco, gerenciar de forma mais eficaz os recursos naturais (assegurando seu uso consciente) e controlar a poluição (através de práticas regulamentadas de emissões de poluentes ou descarte apropriado de materiais).

Igualmente, o plano auxilia na prevenção de desastres ambientais ao identificar áreas vulneráveis e implementar medidas preventivas. Também promove a adoção de práticas mais sustentáveis com o objetivo de atender aos requesitos ESG.

Planejamento e gestão ambiental para sua empresa

Planejamento-e-gestão-ambiental
Planejamento e gestão ambiental

Quando se trata de operar um negócio de forma responsável e sustentável, o planejamento e a gestão ambiental são aspectos que não podem ser ignorados.

Neste contexto, várias considerações precisam ser feitas para garantir que se opere dentro das normas legais, promovendo práticas adequadas.

 Aqui estão alguns desses aspectos a serem considerados:

  • Licenciamento Ambiental: processo regulatório pelo qual as empresas obtêm a autorização do órgão ambiental competente para realizar atividades. Dependendo do porte e do tipo de atividade da companhia, são emitidos três tipos de licenças ambientais, como a Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO).
  • Resíduos: o gerenciamento de resíduos visa minimizar os impactos ambientais e proteger a saúde pública. Além disso, é importante garantir o descarte seguro de resíduos perigosos, seguindo as regulamentações específicas estabelecidas pelas autoridades.
  • Cadastro IBAMA: O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) é um registro obrigatório para empreendimentos que realizam atividades consideradas poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais.
  • SIGOR/MTR: As empresas devem registrar todas as informações relacionadas ao transporte de resíduos por meio do SIGOR e emitir o MTR sempre que houver a movimentação desses materiais.
  • Passivos Ambientais: Passivos referem-se a áreas degradadas ou contaminadas em decorrência das atividades passadas ou presentes de um empreendimento. Ignorar os passivos ambientais pode resultar em consequências legais, financeiras e reputacionais significativas.
  • Produtos Controlados: Agências que lidam com produtos químicos controlados, substâncias com potencial de causar danos ambientais e à saúde humana devem cumprir regulamentações específicas de controle de produtos.

Como ter um planejamento e gestão ambiental na sua empresa?

A consultoria ambiental é conduzida por especialistas que desenvolvem estratégias e planos de ação para auxiliar as empresas na melhoria de seus processos de produção, visando reduzir seu impacto ambiental. Além disso, também avaliam e propõem medidas para a recuperação em casos de danos negativos já ocorridos.

Essa abordagem é possível devido à vasta experiência da agência de consultoria, que possuem o conhecimento necessário para identificar as melhores práticas em diversos contextos. Assim, ao optar pela terceirização da gestão ambiental, evita-se custos desnecessários, como multas, e fortalecem sua credibilidade perante a sociedade, investidores e parceiros.

Então, conte com a Horizonte ambiental para atuar em projetos relacionados ao meio ambiente. Clique aqui e fale já com um dos nossos especialistas.

Nossos Contatos Oficiais:

Telefone Fixo: (19) 3604-3682

Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

PRECISA DE AJUDA?

Fale já com um Especialista Ambiental!

Artigos Relacionados