Quais são os 5 benefícios em se criar uma RPPN?

beneficios-em-se-criar-uma-RPPN

Se você é dono de uma propriedade rural ou urbana ou mesmo se você já conheceu uma área intitulada de RPPN  – Reserva Particular do Patrimônio Natural, você deve estar se perguntando qual a importância da criação de uma área como essa, ou seja, quais motivos nos levam a ter uma área privada para a conservação da biodiversidade.

Considerando que uma área se torna uma RPPN quando tem sua aprovação pelo órgão ambiental a partir da iniciativa do proprietário da terra, e assim, este assume o compromisso de desempenhar ações de conservação e proteção ambiental, é importante que essas ações tenham algum benefício para o proprietário, como forma de estimular o aumento da criação das RPPN.

Por isso, se você deseja compreender melhor quais os benefícios de uma RPPN, confira nosso tópico a seguir, e conheça mais sobre esse tipo de ação.

Os 5 Benefícios em se Criar uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural

Pensando nos benefícios em se criar uma RPPN, vamos apresentar inicialmente as vantagens que serão proporcionadas ao meio ambiente.

  • Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais disponíveis

O dono da Reserva Particular do Patrimônio Natural, assume o compromisso de preservar e sinalizar a área,  realizando ações que possam vir a ajudar na conservação desse ambiente e ainda evitando as que possam impactar de maneira negativa.

  • Manutenção dos atributos ambientais

A constituição de uma RPPN permite a manutenção dos atributos ambientais, através da preservação dos recursos hídricos, flora e fauna daquela área.

E quais são os benefícios em se criar uma RPPN?

Em relação aos benefícios concedidos ao proprietário da área, são listados a seguir.

1º) Direito da propriedade assegurado;

2º) Isenção do ITR – Imposto Territorial Rural para a área de RPPN;

3º) Prioridade de análise de pedido de crédito rural;

4º) Possibilidades de cooperação pública – privada para a proteção, gestão e manejo da unidade de conservação;

5º) Prioridade de análise para projetos apresentados ao FNMA – Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Independente dos benefícios ao proprietário, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural é de modo geral, um espaço muito importante de conservação e preservação ambiental e que devem ser cada vez mais incentivados.

Gostaria de saber mais sobre RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural? Então, clique aqui e entre em contato com a equipe técnica da Horizonte Ambiental e tire todas as suas dúvidas!

Para se aprofundar mais no assunto, recomendamos os seguintes posts:

• O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural

• Como criar uma RPPN

E aí, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo?

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Uma resposta

  1. Eu criei a RPPN – Serra do Facão em Minas Gerais. Tenho vários projetos para incrementá-la, mas não tenho recursos financeiros.
    Meus projetos prioritários são: 1 – Cercamento da área – 4.000 metros ; 2 – Construcão da casa do administrador; 3 – Construção e cercamento de trilas para visitantes e para o combate a possíveis incêndios; 4 – Construção de um Centro de Conscientização Ecológica para viabilizar o uso de aulas práticas por escolas e universidades; 5 – Construção de um Museu dos pioneiros, etc.
    Como faço para conseguir parceiros e patrocinadores?
    Att
    Roberto Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

PRECISA DE AJUDA?

Fale já com um Especialista Ambiental!

Artigos Relacionados