Construção Civil é um termo que engloba virtualmente todos os processos existentes nos diversos tipos de obra, desde o projeto inicial, execução, manutenção e o controle dos resíduos gerados na obra.
Sabe-se que este setor é um dos maiores geradores de danos ambientais, portanto, faz-se necessário a implementação de medidas que visem mitigar os danos causados por ele, surge então o conceito de sustentabilidade na construção civil.
A sustentabilidade, termo de grande expressão, representa quanto determinado processo pode continuar acontecendo sem gerar consequências mais sérias, logo, sustentabilidade nas construções significa tomar as precauções necessárias para evitar a indisponibilidade de recursos para as próximas gerações.
Desafios e importância da Sustentabilidade na Construção Civil?
Sozinho, o setor de construção consome cerca de 20% da água tratada do planeta, gera em média 50% dos resíduos sólidos no meio urbano e é a atividade que mais modifica o ambiente natural, gerando problemas como: crises hídricas; poluição das água, do ar e do solo; ilhas de calor, isto é, o aumento da temperatura na superfície; impermeabilização do solo que pode gerar enchentes, erosões e alagamentos; poluição sonora; entre outros.
Considerando todos estes fatores, sabe-se também que a construção civil é um dos setores que mais emprega no Brasil, além de ser utilizado para mensurar o desempenho econômico da sociedade, sendo extremamente importante para gerar trabalhos, lazer, saneamento e moradia para a população.
Desta forma, o papel da sustentabilidade na construção civil é justamente, garantir que as obras ocorram de maneira segura, econômica e eficiente, gastando a menor quantidade de recursos possíveis e gerando menos resíduos danosos ao meio ambiente.
Como aplicar sustentabilidade na Construção Civil?
A aplicação da construção sustentável é um tanto quanto complexa. Existem diversos tipos de obra com tamanhos diferentes, em locais diversos que utilizam materiais variados. Ademais, vários são os processos de execução, planejamento e manutenção das obras. Portanto, é estritamente necessário planejar a aplicação de forma individualizada para cada obra, preferencialmente com auxílio de profissionais qualificados, como empresas de consultoria ambiental.
Materiais de baixo impacto que influenciam Sustentabilidade na Construção Civil
Os materiais utilizados na construção civil, são retirados da natureza, processados e transportados. Durante todas estas etapas ocorrem gastos energéticos e de água, geração de resíduos e emissão de poluentes atmosféricos. Logo, é necessário que o responsável pela obra escolha de maneira racional os fornecedores dos materiais que serão utilizados, além de optar pelos materiais que gerem menos resíduos danosos. Para isso, pode-se consultar as certificações que os fornecedores possuem, muitas delas dizem respeito à responsabilidade ambiental da empresa.
Consumo energético
Esta etapa varia muito com o tamanho e complexidade do projeto, bem como porte econômico da empresa que o está executando, Mesmo que pessoas físicas e pequenas empresas optem por equipamentos e processos com menor consumo energético, não é tão acessível a elas, tecnologias mais modernas que exijam um investimento maior, como uso de energia eólica ou solar na construção.
Gestão de água impactando diretamente na Sustentabilidade na Construção Civil
A diminuição do uso de água deve abranger todas as etapas da construção civil e se estender ao uso da edificação, pode-se instalar redutores de vazão nas torneiras e mangueiras, diminuir a quantidade de concreto na construção, entre outras medidas.
Uma das tendências atuais na Construção Sustentável e em outros setores é a instalação de sistemas de captação e reuso de água como os telhados verdes que consiste basicamente em armazenar a água da chuva, tratar e reutilizar para fins não potáveis (água cinza). A norma que regula estes sistemas no Brasil é a Norma Brasileira para aproveitamento de água de chuva, NBR 15527 (ABNT, 2007).
Gestão de Resíduos Sólidos
A grande quantidade de resíduos gerados na construção civil torna necessário um cuidado especial sobre a questão nas obras. A gestão deve começar desde o início do projeto e impacta diretamente na escolha dos fornecedores e do tipo dos materiais utilizados, uma vez que determinados materiais e processos geram menos resíduos e/ou resíduos menos danosos ao meio ambiente.
Os resíduos devem ser separados, armazenados em locais apropriado e transportados para onde será realizada a reciclagem, reuso ou descarte apropriado. Mais informações sobre os tipos de resíduo podem ser obtidas na Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A sustentabilidade começa no projeto
Um dos grandes desafios do setor para reduzir o impacto ambiental é que grande parte das obras não foram projetadas para serem sustentáveis, e adaptar uma construção já existente pode ser demasiadamente complexo ou caro. Isso se deve ao fato de que o projeto é a fase mais importante das construções, é nele que as medidas para mitigar os danos serão idealizadas, os materiais serão escolhidos e a viabilidade ambiental será conferida.
Consultoria Ambiental na Construção Civil
A consultoria ambiental é uma forte aliada em todos os processos ligados à sustentabilidade, podendo auxiliar em etapas como a concepção de um projeto arquitetônico verde, a retirada da documentação ambiental necessária (licenciamento, CTF e RAPP), a gestão de resíduos sólidos, instalação de sistemas de reuso de água, Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, entre outros processos.
Quais as vantagens de ter uma Construção Sustentável?
Diferente do que muitos imaginam, construções sustentáveis são, na maior parte das vezes, mais econômicas e mais rápidas que as convencionais, uma vez que evitar o uso de recursos naturais também significa diminuir a quantidade de material construtivo, água e energia gastos.
Além disso, é possível obter selos e certificados de construção verde, que além de possibilitar obter incentivos fiscais do governo brasileiro, também melhoram a imagem da empresa responsável.
A sustentabilidade na construção civil não é mais vista apenas como um diferencial para o mercado, mas sim um requisito essencial para as empresas. Portanto, para quem trabalha no ramo, ser sustentável é indispensável para economizar tempo, recursos e atrair investidores e clientes.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!