Áreas contaminadas, segundo a CETESB, são aquelas em que comprovadamente a poluição foi originada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos nela depositados, acumulados, infiltrados, lançados, armazenados ou até mesmo enterrados.
Nesses locais, os contaminantes podem ser encontrados em subsuperfícies de diferentes compartimentos, tais como solo, sedimentos, rochas, águas subterrâneas, paredes, pisos e estruturas.
No Brasil, grande parte da contaminação registrada é originada pelos postos de combustíveis e indústrias, conforme estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Quer saber mais sobre as Áreas contaminadas em indústrias? Então, continue a leitura!
A geração de passivos ambientais em áreas industriais
Passivos ambientais são responsabilidades ambientais que uma empresa deve arcar para recuperar ou compensar os danos ambientais provocados por suas atividades.
Esses passivos resultam tanto de ações passadas quanto presentes que impactam negativamente o ecossistema. As principais causas incluem:
- Descarte inadequado de resíduos;
- Emissão de poluentes atmosféricos;
- Contaminação do solo ou de aquíferos;
- Desmatamento de áreas protegidas;
- Armazenamento inadequado de resíduos.
Áreas contaminadas em indústrias
O gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) tem como objetivo minimizar os riscos para a população e o meio. Isso é feito através de um conjunto de estudos e medidas que garantem o conhecimento das características do local e dos impactos que causam.
Para otimizar recursos técnicos e econômicos, a metodologia utilizada no gerenciamento baseia-se em uma estratégia composta por etapas sequenciais, onde a informação obtida em cada fase serve de base para a execução da seguinte:
- Avaliação Ambiental Preliminar;
- Investigação Ambiental Confirmatória;
- Investigação Detalhada + Avaliação de Risco e Plano de Intervenção;
- Remediação Ambiental.
Como evitar riscos ambientais na sua indústria?
Além de proteger o meio ambiente, adotar práticas preventivas e uma gestão ambiental eficiente aumentam a eficiência e reduzem custos a longo prazo.
Veja a seguir como algumas ações para você implementar na sua indústria e manter tudo sob controle e evitar problemas futuros.
Mapeamento de riscos
Identifique e avalie todos os possíveis riscos ambientais presentes na sua operação, incluindo agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Monitoramento contínuo
Realize inspeções regulares e monitore constantemente os níveis de exposição a agentes nocivos. Isso ajuda a identificar problemas antes que se tornem graves.
Plano de Emergência
Desenvolva e mantenha um plano de emergência para lidar com possíveis incidentes ambientais, incluindo procedimentos claros para contenção e mitigação de danos.
Compliance com Normas e Regulamentações
Certifique-se de que sua companhia está em conformidade com todas as leis e regulamentações ambientais aplicáveis. A norma ISO 14001, por exemplo, é uma referência basilar para a gestão ambiental.
Diminua a pegada de carbono
Você sabia que existe um índice para calcular a emissão de carbono lançada na atmosfera por uma empresa, pessoa, atividade e até evento? Essa é a pegada de carbono.
Quanto maior sua pegada de carbono, maior é o impacto e os riscos ambientais que você gera para o planeta.
Existe toda uma metodologia para cálculo da emissão de gases de efeito estufa de acordo com o GHG Protocol e posteriormente a proposição de medidas e ações para a redução dessas emissões.
Por que realizar uma investigação ambiental na sua empresa?
1. Proteção da saúde pública
Substâncias tóxicas no solo, água ou ar resultam em doenças respiratórias, câncer e outras condições crônicas. Ao realizar uma investigação de áreas contaminadas em indústrias, o seu empreendimento identifica e pode eliminar fontes de contaminação, protegendo a saúde dos funcionários, moradores próximos e o ecossistema.
2. Gestão de riscos financeiros
Identificar problemas ambientais permite que sua empresa tome medidas preventivas e corretivas – isso não apenas reduz custos de remediação, como minimiza o risco de passivos futuros, protegendo os ativos financeiros da empresa.
3. Identifica oportunidades de melhoria
Uma investigação ambiental detalhada revela áreas em que a instituição pode aperfeiçoar suas práticas operacionais, como adotar tecnologias mais limpas, melhorar a gestão de resíduos e implementar sistemas de monitoramento ambiental mais eficientes.
4. Prevenção de Danos Ambientais
Ao identificar e corrigir problemas ambientais antes que se tornem críticos, a sua empresa protege recursos naturais, preserva a biodiversidade e mantem a qualidade do ar e da água.
Considerações finais
Antes de realizar uma investigação ambiental, é fundamental buscar a orientação de uma consultoria ambiental especializada e bem referenciada no mercado. Somente uma prestadora de soluções confiável conta com profissionais qualificados que podem garantir resultados precisos.
A Horizonte Ambiental é uma empresa com ampla experiência em diversos serviços e soluções ambientais, oferecendo todo o suporte necessário para a sua companhia de forma eficiente e consistente.
Entre em contato com um de nossos especialistas, clicando aqui.
Nossos Contatos Oficiais:
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]