As instalações dedicadas ao armazenamento de produtos químicos devem cumprir rigorosos requisitos de segurança, uma vez que, companhias precisam de substâncias químicas de vários tipos para o correto desenvolvimento de suas atividades – sejam matérias-primas, semielaboradas ou acabadas.
No artigo de hoje, examinamos os principais aspectos a serem considerados ao projetar e equipar um armazém para acomodar produtos químicos. Aproveite a leitura.
Segurança no Armazenamento de Produtos Químicos
O armazenamento de produtos químicos é regulado por normas de segurança específicas de cada país, no Brasil, se baseiam em uma regulamentação comum aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vejamos os principais aspectos que devemos considerar em relação ao armazenamento de produtos químicos:
FISPQ: Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos
A sigla FDS, que representa Ficha de Dados de Segurança, é um documento padronizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme a NBR 14725 de 2023, em substituição à antiga FISPQ (NBR 14725-4).
A FDS é um instrumento que fornece informações sobre vários aspectos de uma substância ou mistura, relacionados à proteção, segurança, saúde e meio ambiente. Este documento é utilizado pelos fabricantes para divulgar informações relevantes sobre os perigos dos produtos químicos que produzem e comercializam.
Rotulagem de Produtos Químicos
A rotulagem de produtos químicos é direcionada a identificar de maneira clara e objetiva os perigos das substâncias, com o propósito de reduzir os riscos de acidentes associados à exposição inadequada.
Por este motivo, os rótulos devem conter detalhes específicos, tais como identificação do produto, composição química, frases de precaução e palavras de advertência, entre outros aspectos. A discussão sobre este tema será expandida ao longo do texto.
Três normas principais abordam a rotulagem de produtos químicos:
- NBR 14725 (Norma Brasileira aprovada pela ABNT): Define critérios para a disponibilização de informações relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente vinculadas aos produtos químicos.
- GHS (Sistema Globalmente Harmonizado): Sistema global adotado por diversas legislações internacionais para classificar e identificar produtos químicos.
- NR 26 (Norma Regulamentadora): Norma voltada para proteger os trabalhadores contra os efeitos prejudiciais dos produtos químicos.
Incompatibilidade de Produtos Químicos
A ABNT NBR 14.619 é uma norma técnica brasileira que se concentra no transporte terrestre de produtos perigosos.
Embora não apresente uma definição precisa de “incompatibilidade química”, a norma lida com a classificação dos produtos perigosos e oferece orientações para o transporte seguro desses produtos, levando em consideração suas propriedades químicas.
A NBR 14.619 estabelece as medidas necessárias para evitar reações indesejáveis durante o transporte, visando garantir a segurança das operações e prevenir acidentes.
ABNT NBR 7500/2021
A norma ABNT NBR 7500 tem como objetivo estabelecer o procedimento apropriado para a identificação, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos químicos e materiais classificados como de risco.
Essencialmente, a norma aborda a correta identificação dos materiais, permitindo que aqueles que estão em contato direto com eles saibam sua origem, características e, principalmente, os cuidados necessários.
Um empreendimento que não esteja em conformidade com essas normas pode enfrentar consideráveis prejuízos, incluindo o risco à vida de seus colaboradores. Adicionalmente, está sujeita a fiscalizações e à proibição de suas atividades.
Evitando Riscos de Contaminação do Solo e Água
A contaminação do solo por metais pesados, substâncias químicas e má gestão de resíduos é comum. A remediação exige diversas técnicas. No entanto, algumas diretrizes que podem ser seguidas para mitigar esses riscos:
- utilize recipientes de armazenamento adequados e seguros para os produtos químicos;
- escolha cuidadosamente o local de armazenamento, garantindo que esteja longe de fontes de água, como rios, lagos ou lençóis freáticos;
- implemente medidas de contenção de derramamentos;
- treine os funcionários adequadamente sobre o manuseio seguro de produtos químicos,
- realize inspeções regulares nas instalações de armazenamento.
Em casos mais complexos ou de alto risco, considere contratar uma empresa de consultoria ambiental especializada para avaliar e mitigar os impactos potenciais no solo e na água.
Considerações Finais
O armazenamento seguro de produtos químicos é uma responsabilidade compartilhada entre as empresas, os profissionais que lidam com essas substâncias e os órgãos reguladores.
Assim, investir em treinamento, infraestrutura adequada e monitoramento contínuo são passos efetivos para manter a segurança, protegendo o meio ambiente e a saúde pública.
A Horizonte Ambiental é um empresa de consultoria ambiental especializada em regularização e gerenciamento de produtos químicos controlados e perigosos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Nossos Contatos Oficiais:
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]