A fiscalização ambiental tornou-se mais ativa e rigorosa nos últimos anos, no que diz respeito a verificar como as empresas têm operado no âmbito dos regulamentos relacionados com a gestão ambiental, com isso, a preocupação das companhias com a legislação e a sustentabilidade também cresceu.
Neste artigo, discutiremos o que são multas ambientais, as principais infrações, e algumas estratégias para evitá-las. Aproveite a leitura.
As multas ambientais foram criadas como medida de penalização de empresas que não cumprem suas obrigações ambientais. O objetivo é punir a empresa ou pessao física que cometeu o ato infracional e dissuadir outras que estejam pensando em fazer o mesmo.
Assim, o objetivo é ressaltar que a proteção ambiental é uma prioridade, mesmo acima do lucro e da produtividade.
A Seção III do Decreto 6514/2008 dispõe sobre a aplicação das demais sanções administrativas para a empresa autuada.
De acordo com o Decreto Federal nº 6.514/08, qualquer ação ou omissão que infrinja as normas legais sobre uso, aproveitamento, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente é considerada violação à gestão ambiental.
A regulamentação federal acima define seis categorias principais de violações ambientais. Veja quais são e alguns exemplos:
Como vimos, os empreendimentos devem cumprir as leis ambientais e operar de forma segura e sustentável. Aqui estão algumas dicas para ajudar a evitar multas ambientais.
O passo inicial da gestão ambiental envolve mapear e identificar todas as operações da corporação, bem como expor os fatores que influenciam o ambiente. Deverá ser então traçado um planejamento onde são estabelecidas propostas de soluções e monitoramento destes impactos, segundo os requisitos legais de cada área de trabalho.
Na fase seguinte, são criadas metas com base na política ambiental definida. Isso significa, que a gestão ambiental corporativa é planejada e implementada para cada companhia, mesmo aquelas pertencentes ao mesmo setor.
A preservação do meio ambiente e a conformidade com as leis ambientais são preocupações cruciais para empresas que buscam operar de maneira ética, sólida e próspera.
Neste contexto, contratar uma a consultoria ambiental não é apenas uma medida reativa para corrigir problemas; é uma abordagem proativa que busca evitar infrações desde o início.
Ao investir nesse tipo de serviço especializado, as empresas demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, evitando multas e penalidades e, ao mesmo tempo, aumentando a confiança entre parceiros, investidores e clientes.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!