O termo brownfield remete à áreas onde já exista uma implantação física industrial e comercial, geralmente são locais abandonados ou sem ocupação e com indícios ou suspeitas de contaminação.
Além disso, em alguns tipos de projetos este termo está também associado a revamp (recapacitação de instalações existentes) e retrofit (modernização de instalações existentes) outros termos muito utilizados.
No artigo de hoje vamos falar mais detalhadamente sobre brownfield e esclarecer algumas das principais dúvidas.
Aqui no Brasil o uso do termo brownfields não é muito conhecido, mesmo nas maiores cidades, principalmente nas cidades que tiveram um processo de desconcentração industrial.
Sendo assim, para se ter a formação do brownfield no Brasil, ao olhar de A. R. Vasques (2005; 24-25), ele fala sobre globalização, reestruturação industrial, urbanização das atividades industriais e declínio dos ciclos econômicos.
Acredita que se todos esses pontos forem pensados para as atividades do brownfields, será melhor explorada e aproveitada em várias das situações.
Além disso, precisamos de estudos sobre brownfields no Brasil, sendo fundamental ter diferentes experiências, assim como estratégias de planejamento, identificar e tratar áreas contaminadas, e ações coordenadas pelo público-privado.
Se referem normalmente a novos empreendimentos, em locais sem histórico de instalações ou atividades, em áreas que antes só existia vegetação.
São áreas que estão livres de qualquer tipo de construção, seja ela auxiliar ou estruturas já existentes que precisam de recuperação ou reforma.
Se refere quando o projeto é realizado para agregar valor a algo que já existe, nos casos que já existem instalações e por consequência tem facilidades para que as instalações sejam recuperadas.
São locais com potencial de contaminação, sendo necessário a elaboração dos estudos ambientais e investigação dos passivos para identificação desses contaminantes.
Já neste caso se refere à aplicação do projeto em áreas pré-existentes ou desatualizadas, em alguns casos não utilizadas ou para fins pouco importantes.
Ou seja, cada termo se refere a uma situação diferente do terreno para a construção de um empreendimento, mas todos acabam por caminhar juntas nas melhorias desejadas pelos empreendedores.
Assim como é de extrema necessidade que o terreno receba uma análise para verificar as condições do solo e o que aconteceu no local anteriormente, o estudo ambiental vem para analisar as reais condições da área.
Investigar contaminações e também irregularidades que podem vir a prejudicar a saúde da população do entorno e do meio ambiente. Além, do empreendimento em alguma das suas fases de construção, esse cuidado é fundamental para segurança e tranquilidade do seu empreendimento.
Uma investigação bem feita na área antes dela ser adquirida já mostra toda a situação do terreno e claro se será possível investir no local para o empreendimento desejado.
Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, assim como é de extrema necessidade que o terreno receba uma análise para verificar as condições do solo e o que aconteceu no local anteriormente, o estudo ambiental vem para analisar as reais condições da área.
E neste momento, o recomendado é contar com a ajuda de profissionais técnicos qualificados através de uma empresa de consultoria ambiental.
Uma empresa especializada em gerenciamento de áreas contaminadas irá elaborar todos os estudos necessários para identificar se a sua área está ou não contaminada, evitando assim surpresas e problemas futuros.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!