Como usar um CRM para o gerenciamento de dados de pesquisas sobre o meio ambiente

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O que pode ser considerado meio ambiente? O meio ambiente é tudo o que está ao nosso redor. Tudo o que tocamos, modificamos ou tiramos afeta tudo a nossa volta. A ação do homem na natureza que é feita hoje tem impacto não só no amanhã, mas no futuro da humanidade. Algumas vezes, o efeito desastroso é irreversível. Por isso, como uma forma de mitigar esses riscos e termos ações mais sustentáveis, é essencial considerar o gerenciamento de dados para uma maior compreensão das nossas ações.

Um CRM é um software que, traduzido para o português, significa gestão de relacionamento com o cliente. Ele consegue guardar informações e automatizar ações. Mas ele funciona também como uma estratégia, pois é através do gerenciamento de dados e informação que surgem os insights que norteiam as ações práticas.

Independente do tema central da sua pesquisa ambiental, vamos citar alguns exemplos que podem facilitar muito o cruzamento de informações, gerando conhecimento e descobertas valiosas:

Saneamento básico

Através de um sistema de gerenciamento de dados, é possível mensurar as condições ambientais e suas implicações com a saúde pública dos serviços prestados nesta frente. Também é possível ter a visibilidade da qualidade de vida das pessoas em cada parte do país, podendo notar quais são as melhores e piores práticas com relação ao saneamento, podendo replicar as boas ações e barrar as ações que prejudicam a natureza, nosso ecossistema e a saúde pública das pessoas em torno de determinados lugares.

O uso de agrotóxicos

Este tema é bastante polêmico, pois sabemos que muitos dos alimentos que estão na nossa mesa estão infectados por agrotóxicos que prejudicam a saúde e o bem-estar das nossas famílias. Além de, claro, afetar o solo de maneira brutal, podendo ter seus impactos irreversíveis com o tempo. Aqui, com o gerenciamento de dados, é possível mensurar quais áreas estão utilizando determinados agrotóxicos e fazer uma projeção de quanto tempo aquele solo estará impróprio para a plantação como forma de mitigar este risco, alertando empresas do ramo do agronegócio e protegendo a saúde e qualidade de vida das pessoas. Além disso, também há a possibilidade de fazer um levantamento para comparar a produção de um lugar que não utilizam esses tipos de defensivos agrícolas como forma de inspirar outros produtores, mostrando que é possível lucrar e, ao mesmo tempo, alimentar de maneira saudável a população.

Efetividade das leis ambientais

Uma maneira de usar o gerenciamento de banco de dados é levantar a efetividade das leis ambientais em determinados lugares, podendo pedir reparações nessas leis ou a necessidade de uma fiscalização mais rígida, garantindo que a legislação seja cumprida dentro de sua integridade e totalidade. Podendo, inclusive, denunciar práticas criminosas a fim de uma penalização. Um exemplo é o desmatamento em terras indígenas, incêndios e exploração desenfreada dessas áreas, afetando diretamente o modo de vida dos povos originários.

Biodiversidade – vida na natureza

Através de algumas pesquisas atuais, foi estipulado que as árvores se comunicam e conversam entre si, inclusive, fazendo amizade ou inimizades.  Assim como nós, seres humanos. Essa informação acaba se conectando com experiências em aldeias indígenas, ao lado de curandeiros que trazem desde a sua ancestralidade a ciência do reino das plantas, sabendo exatamente qual planta é usada para determinadas enfermidades, quais as combinações das plantas certas, a quantidade e etc. Como pesquisa, é de grande valia trazer através da visão científica este saber dos povos originários, compreendendo a junção certa das plantas para uma melhor qualidade de suas raízes, frutos e folhas e a combinação perfeita das plantas com a humanidade. Gerando estratégias de desenvolvimento sustentável, além de respeitoso.

Existem inúmeras outras possibilidades através do CRM. Consolidar as informações e fazer os devidos cruzamentos de dados pode aumentar ainda mais o alcance da sua pesquisa. Veja aqui e conheça mais sobre os benefícios dessa ferramenta.

Daiane Novaes – Formada em comunicação e com 10 anos de experiência em tecnologia, Daiane desenvolvia chatbots com estratégias de comunicação e markeging voltadas para o e-commerce baseado na experiência do usuário.

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