Gerenciamento Ambiental: qual a sua importância?

Gerenciamento-ambiental-qual-a-sua-importancia

O meio ambiente é o lar de todos. Por isso mesmo, também é dever das empresas utilizar as ferramentas do gerenciamento ambiental, a fim de reduzirem os impactos das suas atividades.

Nesse contexto, chamamos a atenção para o fato de que as empresas estão entre as células mais importantes desse processo. Haja vista o fato de que somente a agricultura é responsável por mais de 70% da água consumida no mundo.

Do mesmo modo, sabemos que a indústria está no topo dos setores que mais poluem com a geração de resíduos e lançamentos de poluentes na atmosfera, água e solo.

Por isso mesmo, eis que surge o gerenciamento ambiental como uma espécie de ferramenta à disposição das empresas. Em resumo, uma ferramenta que visa torná-las parceiras do meio ambiente. E faz isso ao controlar todos os processos de aquisição de matéria-prima, além da sua transformação e disponibilização para o público consumidor.

O que é Gerenciamento Ambiental?

Em síntese, o gerenciamento ambiental é um conjunto de iniciativas que visa racionalizar a utilização dos recursos da natureza. Dessa forma, elas contribuem para a preservação, conservação e proteção do meio ambiente.

De fato, tais práticas de gestão ambiental hoje devem configurar-se como parte, intrínseca, dos valores de uma empresa; isso porque uma política ambiental é o que se espera das organizações de todos os segmentos empresariais.

Resumidamente, são políticas que as ajudam a diminuir as suas emissões de poluentes. Do mesmo modo, elas devem norteá-las sobre a importância da elaboração de um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); sem contar outras práticas consideradas fundamentais para um sistema de gestão ambiental eficiente.

Gerenciamento-Ambiental
O Gerenciamento de Resíduos é uma das principais ferramentas de um bom gerenciamento ambiental.

Por tudo isso, concluímos que a importância de saber o que é gerenciamento ambiental está justamente em poder ampliar o seu campo de ação. Com efeito, esse profissional, alinhado com as políticas da empresa, será o mais indicado para levá-las a um outro patamar.

Na prática, o gestor ambiental torna-se o profissional responsável por estabelecer as ações que minimizam os impactos das atividades da empresa no meio ambiente. Ou seja, poderá propor mecanismos, programas, projetos e estudos envolvendo as questões ambientais da empresa, como também a construção da cultura ambiental da organização e educação ambiental dos funcionários.

Paralelamente, estará encarregado de realizar os monitoramentos ambientais que comprovarão essa diminuição de impactos. E mais: atuará para garantir que a empresa esteja seguindo todas as normativas e legislações ambientais vigentes, bem como a eliminação de passivos ambientais; sem esquecer das melhores práticas para que a preservação do meio ambiente alinhe-se com as suas projeções de lucros futuros.

Afinal, qual a sua importância?

Dentre os resultados mais satisfatórios de um sistema de gestão ambiental está a transformação que faz dos valores de uma empresa. Além disso, ajuda as organizações a compreenderem o seu papel no mundo. Mas também as ajuda a planejar e organizar melhor as suas rotinas produtivas.

Além disso, o gestor ambiental irá contribuir para que a empresa mantenha-se livre de infrações, multas e demais penalidades. De fato, para os casos em que houver danos à saúde humana, ou morte de animais silvestres, a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) será aplicável.

Ademais, outras vantagens de saber o que é gerenciamento ambiental e como aplicá-lo, são:

  • Uma marca mais valorizada e reconhecida internacionalmente;
  • Maior competitividade no mercado;
  • Funcionários e colaboradores mais engajados e produtivos;
  • Redução de custos com a geração de resíduos;
  • Redução de problemas ocasionados por passivos ambientais;
  • Construção da sustentabilidade ambiental da empresa;
  • Conscientização e Educação Ambiental dos funcionários e população do entorno;
  • Satisfação em contribuir para a manutenção de um meio ambiente saudável para os seus filhos e netos;
  • Entre outros benefícios.

Gerenciamento Ambiental de Áreas Contaminadas

O gerenciamento ambiental de áreas contaminadas consiste no conjunto de ações e etapas enolvendo passivos ambientais de uma determinada empresa ou localidade. Por meio dessa estratégia, a empresa irá identificar, caracterizar e propor ações com o objetivo de reduzir a níveis aceitáveis, os riscos que estão sujeitos a população e o meio ambiente em decorrência da exposição às substâncias provenientes de áreas contaminadas.

Em suma, esse gerenciamento é composto por uma Avaliação Preliminar (Fase I), Investigação Confirmatória (Fase II), Investigação Detalhada (Fase III), Avaliação de Risco, Plano de Intervenção e Remediação Ambiental.

Ao final, conclui-se esse gerenciamento com a classificação do local como uma Área Reabilitada para o Uso Declarado (AR). Ou seja, conclui-se que os riscos ambientais agora estão em níveis aceitáveis, e os impactos melhor administrados.

Está com problemas de áreas contaminadas na sua empresa? Baixe aqui nosso Fluxograma e evite riscos e problemas ambientais

Paralelamente a isso, o órgão ambiental deverá criar um “Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas”. Resumidamente, trata-se da publicidade das situações dessas áreas, seus estágios e conclusões obtidas com o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Assim sendo, criam-se as condições, por exemplo, para que os órgãos ambientais licenciadores possam melhor planejar e fiscalizar esses locais. Enquanto isso, a empresa realiza o gerenciamento desses passivos ambientais e demais ações cabíveis.

Gerenciamento-Ambiental-de-Áreas-Contaminadas
Gerenciamento Ambiental de Áreas Contaminadas

Gerenciamento ambiental e tecnologias

Como evidenciamos até aqui, saber o que é gerenciamento ambiental hoje configura-se como uma obrigação de toda empresa que sonha em estabelecer-se em algum nicho. Mas para contribuir com um gerenciamento realmente eficaz, eis que surgem as tecnologias a serviço do gestor ambiental eficiente.

Entre elas, destacam-se o uso de drones (veículos aéreos não tripulados) para o monitoramento e fiscalização de áreas, a utilização de softwares auxiliando no planilhamento e organização de dados ambientais, entre outras.

No ambiente de uma empresa, essas tecnologias podem ser responsáveis por ganhos consideráveis. Entre elas, a economia de recursos e de tempo. Além disso, conferem à empresa um ganho de competitividade inquestionável.

Conclusão

Para concluir, fazemos questão de insistir aqui no ganho de credibilidade em se tornar uma empresa ambientalmente correta nos dias atuais. Com efeito, o gerenciamento ambiental hoje constitui-se como uma das principais exigências para que uma empresa, de fato, torne-se competitiva no mercado.

Desse modo, ressaltamos a importância de se levar a bom termo iniciativas que podem ser decisivas até mesmo para a sobrevivência de uma empresa no segmento escolhido.

Afinal de contas, não é nem um pouco incomum que um sistema de gestão ambiental acabe se tornando decisivo para a saúde financeira de uma organização. No mais das vezes, é o que faz com que ela possa enfrentar, de fato, essa espécie de “seleção natural” que hoje caracteriza o mundo dos negócios em praticamente todos os nichos.

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!

Nossos Contatos Oficiais:

Telefone Fixo: (19) 3604-3682

Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934

E-mail: [email protected]

Gerenciamento-Ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

PRECISA DE AJUDA?

Fale já com um Especialista Ambiental!

Artigos Relacionados